De quem é a casa?
16 mar. 2024 | 21:30
É com uma questão que a Associação Recreativa de Perosinho participa no XI Festeatro - Festival de Teatro Amador de Vila Nova de Gaia:
- "De quem é a casa?", com encenação de José Custódio.
Em "De quem é a casa?" encontramos o enredo criado pela venda de uma mesma habitação a dois casais distintos. O confronto e os argumentos originam cenas hilariantes, assim como a demonstração do modo de convivência mais particular entre os casais.
Uma suposta herança que parecia resolver todos os conflitos, perde-se com o surgimento de uma herdeira falsa. O vendedor aparece com a manifesta vontade de resolver a situação criada e no final deixa tudo fica na mesma.
É o retrato de uma situação imaginária onde o modo peculiar de cada pessoa reclamar os seus direitos se harmoniza com a necessidade de terem de conviver na mesma habitação enquanto outra solução não surgir.
A Associação Recreativa de Perosinho (ARP) é uma coletividade sem fins lucrativos que preza a cultura e o entretenimento. Foi fundada a 27/11/1927 com a designação de Associação Recreativa e Beneficente de Perosinho, que se manteve até 1966. A ARP tem como base na sua atividade a representação teatral, estreando-se com as operetas que obtiveram grande êxito junto do público da época. Em 1973 concorreu ao festival do SNI, com a peça "O Amigo de Peniche”. Em 1981 realizou o 1º Encontro de Teatro Amador de Vila Nova de Gaia. Em 1988 recebeu a Medalha de Mérito – Classe de Ouro da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Em 2002 reiniciou o Encontro do Teatro Amador com a designação de Teatro em Movimento e aumentou a sua abrangência passando a incluir outras atividades como a dança, a canção, e animação de eventos, em que participa entusiasticamente um grande número de jovens. Os cafés-concertos e as multiactividades recreativas são também um marco de referência.
O XI Festeatro é uma iniciativa da Federação das Coletividades de Gaia, que conta com o apoio do Município de Gaia, a decorrer no Auditório Municipal de Gaia de 16 de fevereiro a 23 de março, reunindo 10 companhias de Teatro gaienses, e culminando com a festa de encerramento e homenagem a uma personalidade do teatro. Consulte aqui a programação.
Entrada gratuita, até aos lugares disponíveis.
Programa sujeito a eventuais alterações por motivos imprevistos.
Mais informações através do Tlf. 223 771 820 ou e-mail [email protected].
Ficha artística
António Mota: Óscar, advogado; Mónica Monteiro: Etelvina, esposa de Óscar; João Bica: Pedrinho, filho de Etelvina; Jorge Bica: Dino, escritor; Fátima Pais: Júlia, esposa de Dino; José Custódio: Tobias, pai de Júlia; Elisa Costa: Mimi, herdeira falsa; Patrícia Oliveira: Solicitadora; Ricardo Soares: Adalberto, vendedor.
Ficha técnica
Encenação: José Custódio; Cenografia: José Custódio, Elisa Costa e Associação Recreativa de Perosinho; Técnico de luz e som: Filipe Silva; Assistentes de palco: Cristina Almeida, Anabela Fernandes.