Vila Nova de Gaia na vida e obra de Camilo Castelo Branco (1825–2025)

  26 jul. 2025 | 15:00
  Biblioteca Pública Municipal de Gaia


Exposição

 

A Biblioteca Pública Municipal de Gaia assinala o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco com um programa cultural alargado, e o ponto de partida é a exposição "Vila Nova de Gaia na vida e obra de Camilo Castelo Branco (1825–2025)", no próximo dia 26 de julho de 2025, às 15h00.

A exposição propõe uma reflexão sobre a presença de Gaia na vida e na escrita do autor, revelando documentos, edições raras e curiosidades que testemunham a ligação do escritor à região.

O Ciclo de Palestras (Camilo) é uma iniciativa de caráter mensal, que decorrerá no último sábado de cada mês, às 15h00, e que reunirá especialistas nacionais e internacionais para revisitar a vida, a obra e o legado de um dos maiores nomes da literatura portuguesa.

Programa do Ciclo de Palestras (Camilo), às 15h00:

26 de julho de 2025
«A Camiliana da Biblioteca de Gaia»
Isabel Santos, Técnica Superior na Biblioteca Municipal.

27 de setembro de 2025
«Apresentação da reedição da obra "A Doida do Candal", de Camilo Castelo Branco»
Doutora Sónia Maria Cordeiro Valente Rodrigues, Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

25 de outubro de 2025
«Referências a Avintes na obra de Camilo»
José Manuel Araújo, Dirigente Associativo.

29 de novembro de 2025
«De peito rasgado e coração revelado: a correspondência poética de Camilo Castelo Branco e Maria da Felicidade do Couto Browne n’O Nacional em 1849»
Andreia Alves Monteiro de Castro, Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2017), mestre em ‘Literatura Portuguesa’ pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010), graduada em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), licenciada em Letras pela Universidade Cândido Mendes (2009). É Professora Docente de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Estadual de Ensino e Professora de Literatura Portuguesa na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Este ciclo pretende não só homenagear Camilo Castelo Branco, mas também promover o debate e a investigação em torno da sua obra, com especial destaque para as ligações ao território de Vila Nova de Gaia.

A entrada é livre e aberta a todos os interessados.

Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00. Em agosto (horário de verão), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.

Partilhar

Usamos cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais na nossa Política de Cookies.