Peregrinação de Graça Morais
02 mar. 2025 | 09:00 - 01 jun. 2025 | 17:30
Peregrinação, de Graça Morais – a pintora prodigiosa –, na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo.
Depois de Paula Rego, Vieira da Silva, Amadeo de Sousa Cardoso e Manuel Cargaleiro, entre outros, a Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo acolhe a obra de Graça Morais, dando a conhecer à comunidade outro grande nome das artes e da cultura nacionais.
Sob a curadoria de António Meireles (Coordenador Artístico do CACGM), 82 obras dão corpo a esta Peregrinação, a primeira mostra comemorativa dos 50 anos de carreira da artista, fora do seu Centro de Arte Contemporânea, em Bragança.
«Graça Morais é uma pintora prodigiosa. Reconhece-se ao conjunto da sua obra o caráter universal e humanista dos grandes criadores, no percurso que iniciou há cinquenta anos. Este percurso cumpre-se como uma peregrinação, em que caminho e caminhante se fundem nos significados gerados e sobretudo, nas inquietações e questões desencadeadas, em que como cidadãos com espírito crítico e criativo, nos (re)conhecemos.»
António Meireles
A pintora Graça Morais nasceu no dia 17 de março de 1948 em Vieiro, Trás-os-Montes. Concluiu o Curso Superior de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) em 1971. Entre 1976 e 1979 viveu em Paris, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente reside e tem ateliê em Trás-os-Montes e em Lisboa.
Desde 1974 até 2025 realizou e participou em mais de uma centena de exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro.
Para além da pintura, Graça Morais tem intervenções artísticas em painéis de azulejo, tapeçarias e ilustração, tendo colaborado com autores consagrados, como José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina Bessa-Luís ou Miguel Torga.
Em homenagem à Pintora Graça Morais, atribuindo o seu nome, o Município de Bragança inaugurou em 2008 o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Em 2018, na celebração do 10º aniversário do CACGM, foi criado o Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais (LAM-GM) parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Câmara Municipal de Bragança e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Graça Morais foi agraciada com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, em 1997.
A exposição fica patente ao público até 1 de junho, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h00 às 12h30 (última entrada às 12h15) e das 14h00 às 17h30 (última entrada às 17h15).