Open House Porto

  05 jul. 2025 | 09:00 - 06 jul. 2025 | 18:00
  Outros


Diversos

 

Gaia, Porto, Matosinhos e Maia

Vila Nova de Gaia abre 10 espaços para o Open House '25: Centro Interpretativo do Património da Afurada, Casa da Afurada, Caves Graham’s, Espaço Corpus Christi, Caves Cockburn´s, Casa na Calçada da Serra, Apartamentos Oh! Porto, Quartel da Serra do Pilar, Ponte de São João, Paços do Concelho, Bombeiros Sapadores e Proteção Civil, Estúdios da RTP, Casa da Calçada, Casas na Aguda e Alti Arquitectos.

Open House Porto 2025: Dez anos a abrir as portas da arquitetura
A 10ª edição do Open House Porto (OHP) celebra uma década de exploração arquitetónica, reforçando o seu papel como um dos mais relevantes eventos internacionais dedicados à arquitetura urbana. No fim de semana de 5 e 6 de julho de 2025, a Casa da Arquitectura volta a convidar o público a explorar gratuitamente mais de 70 espaços, incluindo alguns dos edifícios mais singulares das cidades de Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, proporcionando uma experiência única de imersão no património construído, habitualmente inacessível.
Atingir uma década de edições reafirma a relevância do OHP na aproximação entre a população e o espaço urbano. Sendo o único Open House mundial a abranger quatro cidades num mesmo evento territorial, esta edição reforça a sua identidade única ao unir diferentes geografias e contextos urbanos sob um mesmo olhar curatorial.
Nesta edição comemorativa, a seleção de espaços ficou a cargo da Casa da Arquitectura, que revisitou as nove edições anteriores para criar um roteiro diversificado. Assim, os visitantes terão a oportunidade de redescobrir os locais mais visitados e procurados pelo público, bem como espaços emblemáticos e inusitados.
Mas as novidades também marcam presença: esta edição servirá como pretexto para descobrirmos algumas das mais interessantes obras concluídas nos últimos cinco anos nas quatro cidades envolvidas, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

O formato do Open House Porto mantém-se fiel ao seu conceito original, oferecendo um roteiro de visitação variado que percorre diferentes tipologias, estilos e cronologias arquitetónicas. As visitas serão acompanhadas por uma equipa de voluntários e especialistas, proporcionando um olhar aprofundado sobre cada espaço.
Para além das visitas, o programa será enriquecido pelos programas Caleidoscópio e Plus, iniciativas que propõem atividades abertas e acessíveis a todos os públicos, promovendo a interação e o debate em torno da arquitetura e da cidade.
Todas as visitas e atividades são de participação gratuita, reafirmando o compromisso do Open House Porto com a democratização do acesso à arquitetura e ao património urbano. Esta 10ª edição convida todos a celebrar a arquitetura e a cidade, através de um olhar renovado sobre os espaços que nos rodeiam.

Como Funcionam as Visitas
Durante um fim de semana, 5 e 6 julho de 2025, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro proposto pela curadoria do evento. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.
Formatos de Visita
Visita Livre — visita ao espaço sem formação de grupos dentro do horário estipulado;
Visita Acompanhada — visita ao espaço com formação de grupos orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;
Visita Comentada — visita ao espaço com formação de grupos comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

Formas de Acesso às visitas
O acesso à grande maioria das visitas é sem marcação, por ordem de chegada. Apenas os espaços nº3 e nº 68 exigem a pré-marcação/reserva para as suas visitas. As reservas estarão disponíveis para submissão, neste site, a partir do dia 30 de junho, às 19h00. Serão permitidas apenas 2 pessoas por submissão. Para efetuar a sua reserva, deverá entrar no menu "Roteiro”, selecionar o espaço pretendido e procurar pelo item "Reserva”.
Para as visitas "Roteiro para a Inclusão” integradas no Programa Caleidoscópio, a participação na visita orientada para pessoas cegas e com baixa visão será via ACAPO e para as visitas com tradução para LGP por ordem de chegada com prioridade para pessoas surdas.

Acessibilidade
Todos os espaços do roteiro terão junto à sua informação detalhada a indicação de acesso total, parcial ou inexistente a pessoas com mobilidade condicionada. A indicação de acessibilidade parcial informa que algumas zonas do espaço em visita poderão não ser acessíveis ou apresentam barreiras físicas no seu acesso.

 

Partilhar

Usamos cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais na nossa Política de Cookies.