Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa
16 mai. 2025 | 21:30 - 17 mai. 2025 | 21:30
O FITEI, na sua 48ª edição, passa por Gaia com a apresentação de um monólogo de Sara Barros Leitão/Cassandra. No dia 16 haverá lugar a uma conversa pós-espetáculo.
"Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa" é o título roubado clandestinamente a um texto do livro "Novas Cartas Portuguesas”, e que dá o mote para este espetáculo.
Partimos da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal para contar a história, ainda pouco conhecida, pouco contada, pouco reconhecida, pouco valorizada, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança.
É a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho.
Esta é a história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer.
Espetáculo legendagem em inglês. Uso de luz strobe. Duração: 1h40. M/12 anos
O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, desenrolar-se-á de 14 a 25 de maio, entre Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo, a que este ano se junta Monção, num total de 16 espetáculos, 10 nacionais e 6 internacionais, 6 estreias nacionais e 4 absolutas, muitos destes espetáculos resultantes de coproduções e residências artísticas em contexto FITEI. Preparemo-nos todos para que as próximas semanas sejam de Espectros, Eros e Sacrifício.
Bilhetes à venda na Ticketline (online e postos de venda) e nas bilheteiras dos Teatros Municipais (AMG e CTEB).
Programa sujeito a eventuais alterações por motivos imprevistos.
Mais informações através do Tlf. 223 771 820 ou e-mail [email protected].
Criação e interpretação: Sara Barros Leitão; Assistência à criação: Susana Madeira; Desenho de luz: Cárin Geada; Desenho de som: José Prata; Figurinos e cenografia: Nuno Carinhas; Operação de luz: João Teixeira; Operação de som: Maria Peres e Mariana Guedelha; Coordenação da pesquisa: Mafalda Araújo; Conceção de maquinaria: António Quaresma; Execução de costura: Ponto Sem Nó; Produção: Susana Ferreira; Comunicação: Mariana Dixe; Residências: 23 Milhas, Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro do Noroeste / Centro Dramático de Viana e Teatro Viriato; Residência de coprodução: O Espaço do Tempo; Coproduções: 23 Milhas, Fundação Centro Cultural de Belém, A Oficina, Cineteatro Louletano, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro do Noroeste/Centro Dramático de Viana, Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro Nacional São João e Teatro Viriato.
Projeto financiado pela República Portuguesa / Direção Geral das Artes.
Mais informações através do Tlf. 223 771 820 ou e-mail [email protected].