Cafezinho, de Gaya de Medeiros

  24 abr. 2025 | 19:30 - 25 abr. 2025 | 21:30
  Auditório Municipal de Gaia


Dança

 

Na sua nona edição, Vila Nova de Gaia acolhe três espetáculos DDD – Festival Dias da Dança, o primeiro dos quais, Cafezinho, de Gaya de Medeiros.

Cafezinho é uma reflexão multigeracional sobre o tempo e sua finitude, com um elenco de bailarinas, cantoras e músicos, entre os 23 e os 61 anos. Inspirado em Café Müller, de Pina Bausch, este trabalho explora a coreografia como um monumento da dança contemporânea. O trabalho propõe dançar a teimosia em nos mantermos vivas e desejantes em tempos de desesperança, movendo corpos, desejos e afetos. É uma proposta de repensar os clássicos e os cânones, questionando o que desejamos que sobreviva ao tempo. É um convite para romper o purgatório da incerteza e despertar novas forças, enfrentando o tempo com coragem: "Tempo, se for para me comer, que seja com meu consentimento." – Gaya de Medeiros

Gaya de Medeiros tem 31 anos e é natural do Brasil. Frequentou o curso de de Cinema de Animação na Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. Estudou ballet clássico, dança contemporânea, teatro e dramaturgia. Durante 9 anos, foi bailarina da Cia de Dança do Palácio das Artes, no Brasil. Em Portugal, colaborou com Tiago Cadete, Sónia Baptista, Gustavo Ciríaco, Alex Cassal e Daniel Gorjão. Encenou dois espetáculos, BAqUE e Atlas da Boca, que foi eleito um dos melhores espetáculos de 2021 pelo jornal Expresso. Fundou a BRABA.plataforma que visa apoiar, viabilizar e financiar iniciativas protagonizadas/direcionadas para a comunidade Trans.

Ficha técnica
Direção artística: Gaya de Medeiros; Cocriação e interpretação: Francisco Rebelo, Gaya de Medeiros, Iúri Oliveira, Lívia Espírito Santo, Helena Baronet, Paulina Santos e Ricardo Almeida; Apoio dramatúrgico: Ana Rocha e Tiago Cadete; Direção musical: Ricardo Almeida e Gaya de Medeiros; Desenho de luz e espaço cénico: Tiago Cadete; Figurinos: Silvana Ivaldi; Comunicação: Marin Matos; Direção técnica: Ricardo Pimentel; Gestão: Marta Moreira / Irreal; Produção: Daniela Leitão; Coprodução: DDD – Festival Dias da Dança, Culturgest, Teatro Municipal de Torres Vedras, BoCA – Biennial of Contemporary Arts, Sekoia – Artes Performativas e BRABA.plataforma; Coprodução em residência: O Espaço do Tempo; Apoio à criação: OPART e Estúdios Victor Córdon; Projeto financiado por República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes; M/16 anos; Duração – 60 min.

Desde a sua criação, há nove anos, o DDD – Festival Dias da Dança tornou-se num ponto de encontro para quem cria e quem aprecia dança, proporcionando um fórum efémero, mas vibrante para a imaginação coletiva que se estende ao Porto, a Gaia e a Matosinhos. O programa DDD deste ano aborda as possibilidades radicais que abundam no mundo e a capacidade de a dança chegar ao público para lá da língua, do sotaque e do dialeto. Seja qual for a motivação ou o feitio, o desafio é para dançar!
consulte AQUI o programa DDD.

Mais informações através do Tlf. 223 771 820 ou e-mail [email protected].

Partilhar

Usamos cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais na nossa Política de Cookies.