O Rádio e o 25 de Abril

  18 jan. 2025 | 15:00
  Solar Condes de Resende


Conferências

 


Na próxima sessão do curso livre "Portugal, a Flor e a Foice" (J. Rentes de Carvalho), o Prof. Doutor António Barros Cardoso apresenta o tema «O Rádio e o 25 de Abril».

«Passaram em 2024, 50 anos sobre um acontecimento maior da nossa história recente – O “25 de abril”. Vivi, esses tempos de reconstrução do modo de ser português à luz dos valores da “liberdade, igualdade e fraternidade”, como muitos dos cidadãos portugueses da minha geração, de forma intensa. Aqueles valores, que o liberalismo procurou afirmar no século XIX e que o Estado Novo fez hibernar, ao longo de boa parte do século XX. Mas, sabemo-lo bem, a História é marcada por ciclos, de acordo com o seu principal objeto de estudo – O Homem – abria-se agora um novo tempo. Ao ser desafiado neste curso a recordar e a partilhar a minha experiência naqueles momentos em que Portugal voltou a escancarar as portas da esperança, resolvi rebuscar as memórias que guardo sobre a Rádio antes e depois de abril. Nessa época era ainda um portentoso meio de comunicação, vigiadíssimo pelo regime deposto pelos militares de abril que devolveram a palavra ao povo.»

António Barros Cardoso

Doutor em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, instituição onde lecionou durante cerca de 20 anos, e Presidente da Direção da Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho - APHVIN/GEHVID, desde 2009.
Especializado em História Moderna e Contemporânea, dedica-se ao estudo da História do Comércio Vinícola no Porto e das suas relações com a Região Demarcada do Douro, bem como da própria cidade do Porto. Foi responsável por diversos projetos de turismo cultural e foi distinguido em 2004 com a atribuição do Prémio de Investigação da Associacion Internacional História y Civilización de la Vid y del Vino (Espanha) pela obra Baco & Hermes – O Porto e o Comércio interno e externo dos Vinhos do Douro (1700-1756).

Curso certificado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Gaia Nascente, numa iniciativa da Associação de Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana, em colaboração com o Município de Vila Nova de Gaia. O curso prolonga-se até ao dia 26 de abril de 2025, dividido em 13 sessões, aos sábados, das 15h00 às 17h00.
Presencial e por videoconferência; Frequência mediante inscrição e pagamento prévios; possibilidade de pagamento de aula avulsa.

+ info através do e-mail [email protected].

Partilhar

Usamos cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais na nossa Política de Cookies.